sexta-feira, 21 de junho de 2013

Escritores preferidos

Não é fácil dizer o nome de somente um. É até difícil de lembrar de um quando alguém pergunta de sopetão. Medo de cometer injustiças...

O que faz você adorar um livro? É a história em si, ou o jeito do autor contá-la? Não sou capaz de responder. Sei que já li livros que me fizeram ter vontade de conhecer outras obras do autor, e outros que me deixaram decepcionada com o autor... Sim, eu já comecei a ler livros (muitas vezes) com uma expectativa enorme, motivada por alguma recomendação entusiasmada, e acabei desistindo de ler simplesmente porque não gostei. Não gostei do jeito do autor escrever ou da história em si? Sei lá.

Sei que tenho autores de quem gosto independentemente de qualquer coisa - como Paul Auster, Hemingway, Philip Roth, Doris Lessing, Henry James... Tantos outros. Destes, vou ler qualquer coisa, sempre que puder e sempre que o livro cair em minhas mãos. E vou gostar todas as vezes, mesmo quando achar fraquinho. Não gostar, nunca. Vou sempre ver como um passo necessário para a próxima grande obra.

Também já li livros dos quais gostei somente porque a história era boa. Acredito que um bom escritor não está necessariamente ligado a uma boa história, mas uma boa história exige um bom escritor. Senão vira uma história ruim.

Difícil de entender? Talvez. Mas faz tanto sentido para mim...

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário